Tags: uniformes; uniformes sp; uniformes para empresas; uniformes mogi das cruzes; uniformes suzano; uniformes biritiba-mirim; uniformes poá; uniformes personalizados; camisetas; camisas; Uniformes Operacionais; Linha Ecológica, Confecção de Uniformes; Confecção de roupas; Roupas Profissionais, uniformes profissionais

© 2018 por Inove Uniforme. | Mogi das Cruzes - São Paulo | Tel: 11 2378-2698 | vendas@inoveuniforme.com.br

Inove Uniforme
Comunidade
Nossos Produtos
Siga-nos

Facebook

Instagram

  • Inove Uniforme

Como escolher o uniforme profissional adequado para o seu supermercado?

Atualizado: 28 de Fev de 2019

Definir o uso de um uniforme profissional para a empresa é um sinal de busca pela excelência na gestão do negócio. Embora possa parecer algo simples, as roupas dos colaboradores transmitem aos clientes ideias relacionadas a confiança, limpeza, organização e disciplina. Além disso, contribuem para que o estabelecimento não só seja mais eficiente como também reforce sua própria identidade visual.

Para evitar futuras dores de cabeça, é preciso certo cuidado antes de escolher as vestimentas, uma vez que vários aspectos devem ser levados em consideração. Em um supermercado, onde os alimentos são grande parte dos produtos, a atenção com o ambiente deve ser ainda maior.


Confira abaixo cinco dicas para selecionar o uniforme profissional para o seu supermercado!


VERIFIQUE O QUE A LEGISLAÇÃO DIZ A RESPEITO


Seguir o que determinam as normas legais é um fator de segurança para a empresa se proteger contra eventuais penalidades dos órgãos de fiscalização. Nesse contexto, é essencial que o supermercado fique atento à legislação trabalhista para adequar os uniformes às exigências previstas.


Vale a pena notar, por exemplo, que muitas vezes o vestuário dos colaboradores vai além do conceito de uma simples roupa, incluindo também equipamentos de proteção individual (EPIs). Desse modo, o calçado utilizado por quem trabalha no açougue ou no estoque possivelmente será diferente daquele usado por quem fica no caixa .


Os documentos emitidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) dão orientações relevantes para o empresário que busca adequar as vestimentas dos funcionários ao que é exigido pelos órgãos de fiscalização no Brasil. A NBR 13917 de 1997, por exemplo, trata das características dos tecidos planos de 100% algodão usados na confecção de uniforme profissional.


Ao estar em conformidade com as normas, a sua empresa não só promove a segurança dos funcionários como também garante as condições para que eles seja mais produtivos.


LEVE EM CONTA O CONFORTO E A DURABILIDADE


Como geralmente o estabelecimento adquire um número considerável de uniformes por vez, é recomendável que a escolha seja feita com base no conforto e na durabilidade para que não sejam necessários ajustes posteriores.


Uma boa dica antes de fechar o pedido é ouvir a opinião dos colaboradores para saber o que eles acham sobre as roupas, afinal, são eles que vão usá-las no dia a dia.


Tenha em mente que forçar o funcionário a usar uma vestimenta inadequada pode gerar improdutividade, já que ele não estará em plenas condições para realizar seus serviços. Conforme a cidade, também pode ser útil ter uma versão do uniforme para o verão e outra para o inverno.


É necessário ainda optar por tecidos que sejam duráveis, para que as roupas não só mantenham o aspecto de novas como também aguentem a rotina de trabalho e as lavagens. Nesse ponto, o empresário deve equilibrar preço e qualidade, além de enxergar a compra do uniforme profissional como um investimento na excelência do negócio.


ESCOLHA O UNIFORME PROFISSIONAL ADEQUADO A CADA FUNÇÃO


Nem sempre é possível seguir uma padronização total das roupas dos funcionários de um supermercado. Isso porque, diferentemente de outras empresas, nele existem setores específicos com características bem diferentes, tais como padaria, açougue, entrega e compras.


Enquanto no caixa a vestimenta pode ser mais leve, como camisa ou camiseta gola polo, com um toque um tanto refinado, na reposição de produtos talvez haja a necessidade de se ter um uniforme profissional mais reforçado, que seja flexível e também resistente a atritos.


Na hora de estabelecer as principais categorias de uniforme para o supermercado, o empresário deve buscar conciliar o que a lei determina, o conforto e a funcionalidade da vestimenta.


Ao analisar bem a rotina de cada cargo, fica mais fácil definir a roupa ideal para cada área. Por exemplo, para quem trabalha no setor de frutas e verduras, é interessante providenciar um avental para evitar manchas. Já para quem atua na padaria, uma touca é indispensável.


DÊ UMA ATENÇÃO ESPECIAL ÀS CORES


Quando se fala em cores de uniforme profissional, é normal o empresário logo associar a escolha às cores da marca do estabelecimento.


Sem dúvida, isso contribui para fortalecer a identidade visual da empresa, além de permitir que os clientes encontrem mais facilmente os funcionários do supermercado em caso de dúvidas. Contudo, a limpeza das roupas também deve ser levada em conta.


Cores claras deixam as sujeiras mais visíveis, então nem sempre são indicadas para quem manuseia produtos em estoque e gôndulas, pois o contato com caixas e fardos de mercadorias pode manchar as roupas.


Já no caso do açougue, o uso do branco é bem mais frequente justamente para transmitir essa imagem de limpeza, fundamental nessa área.


No que diz respeito às cores, também é necessário avaliar que, quanto mais vivas, mais elas costumam se desbotar. Além disso, os colaboradores podem ficar desconfortáveis usando peças muito chamativas.


ADQUIRA QUANTIDADES SUFICIENTES PARA A ROTINA DO SUPERMERCADO


O supermercado é um tipo de estabelecimento no qual os funcionários se movimentam bastante para atender às mais diversas demandas. Por esse motivo, é comum que o uniforme profissional fique sujo e gasto mais rapidamente.


Diante disso, é recomendável que a empresa dimensione o número correto de peças por colaborador para garantir que ele consiga usar suas roupas sem apertos. Ou seja, deve haver vestimentas suficientes para toda a jornada semanal de cada funcionário.


Além disso, a empresa deve estar ciente de que precisará fornecer novas peças de tempos em tempos, de acordo com o desgaste das roupas.


Como você pode notar, o uniforme profissional é um item de grande valia para identificar os colaboradores de um supermercado e, assim, organizar melhor o funcionamento do estabelecimento. Ele também faz com que sua marca seja lembrada pelos clientes sempre que eles olharem para esses funcionários.


Aliado a outros fatores, como layout geral, disposição dos produtos nas prateleiras, placas de sinalização e equipamentos, o uniforme proporciona maior profissionalismo ao supermercado. Como consequência, os clientes tendem a confiar mais na sua marca.


Fonte: https://blog.castellmaq.com.br


#uniformes #supermercado #uniformeprofissinal #dicas #empresas