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Confira 10 coisas que todo profissional deveria saber para evitar o retrabalho

Quem nunca entregou um trabalho e depois por um simples detalhe teve que fazê-lo tudo de novo? É uma sensação muito frustrante não é mesmo?


O retrabalho pode acabar se tornando um grande vilão da produtividade se não controlado e tratado da maneira adequada. Foi pensando nisso que a Dashgoo separou 10 dicas que todo profissional deveria saber para evitar este mal, confira:

1 – Retrabalho gasta tempo

Por mais óbvio que possa parecer, alguns só percebem isso quando é tarde demais. O tempo utilizado para refazer um trabalho poderia estar sendo aplicado em um projeto novo, então se isso se tornar algo constante você não conseguirá dar a atenção necessária para os demais projetos e acabará perdendo clientes.


2 – Baixa na produtividade

Com o tempo sendo gasto no mesmo trabalho inúmeras vezes automaticamente a produtividade é reduzida, já que o número de tarefas finalizadas diminui.

Sendo assim, você tem que fazer alguma tarefa às pressas ou vai ter que deixar alguma coisa de lado. Seja qual for a opção tomada, sua produtividade já terá caído.


3 – Acaba sendo um trabalho desgastante

Ao descobrir que tudo terá que ser feito é muito provável que o seu ânimo ou da sua equipe caia imediatamente, e não é para menos!

O retrabalho desestimula e estressa toda a equipe. O fluxo de tarefas aumenta, o trabalho acumula, a pressão cresce, membros podem se desentender e tudo pode acabar virando uma bagunça. Se a dificuldade não for resolvida logo, a situação no ambiente de trabalho só tende a piorar.


4 – Atrasos

O retrabalho quase nunca está no planejamento do projeto, deste modo ele acaba demandando um tempo que não estava previsto, a menos que o retrabalho seja terceirizado (o que provocaria mais gastos). Inevitavelmente o problema gerará atrasos que podem complicar os demais projetos.


5 – Diminuição na qualidade

Querendo ou não esse problema acaba se tornando uma uma bola de neve. Com isso para cumprir prazos e entregar tudo, infelizmente a qualidade do serviço acaba sendo prejudicada.


6 – Cliente insatisfeito

Obviamente seu cliente não ficará nada feliz em ter que esperar ainda mais para ter seu projeto concluído e se isso acabar acontecendo mais do que uma vez irá acontecer um desgaste no seu relacionamento com ele, o que pode se tornar um fator decisivo para que ele escolha um profissional diferente no futuro.


7 – Lucro reduzido

Quem nunca ouviu falar que “tempo é dinheiro”? A lucratividade de uma empresa está ligada ao relacionamento com seus clientes e a satisfação deles. Além de que, com o tempo sendo ocupado sempre pelos mesmos projetos ficará difícil conseguir novos trabalhos.


8 – Reputação

Como você bem sabe o boca a boca faz toda a diferença na hora de fechar negócio, além de ser a melhor forma de publicidade (gratuita e confiável para quem escuta).

Com seu cliente insatisfeito ele provavelmente irá contar para as demais pessoas do seu círculo social, o que irá queimar sua reputação no mercado.


9 – Círculo vicioso

A partir desse ponto é bem provável que tudo se repita novamente. Com perda de reputação, perde-se lucratividade, equipe fica mais desestimulada, tem-se mais perda de tempo, de produtividade, mais prazos atrasados, mais desgaste e insatisfação dos clientes, etc.

Mas calma! Existe solução para o retrabalho e é disso que se trata a 10ª dica.


10 – Soluções para o retrabalho

Então vamos entender como eliminamos ou, pelo menos, diminuímos a refação, para isso foram separados alguns pontos:


Reveja a comunicação com equipe


Uma boa comunicação resolve muitos problemas. Se comunicar bem com sua equipe pode realmente mudar positivamente a parte financeira do seu negócio. Isso porque uma coisa leva à outra. E, com um bom diálogo, o trabalho é feito de forma muito mais eficiente.


Realize treinamentos técnicos com a equipe


Em muitas das vezes em que há necessidade de retrabalho nas empresas, o motivo é a falta de conhecimento do colaborador responsável pela tarefa. Uma boa solução para isso é reforçar o conhecimento da equipe.


Promova treinamentos técnicos. A equipe fará um trabalho melhor, o material terá mais qualidade, o cliente sai mais satisfeito, a lucratividade aumenta e assim por diante.


Alinhe as expectativas


Alinhar expectativas é algo importante para qualquer relação. Se você lidera uma equipe, precisa deixar claro o que você espera dela, ou no caso de trabalhar sozinho é importante que as expectativas do cliente estejam alinhadas com o que poderá ser entregue.


Estabeleça planejamento e metas