• Personalite Uniforme

Confira 5 dicas para você cuidar da sua imagem pessoal no Home Office

Não podemos ignorar o fato de que, pra muita gente a adaptação do trabalho home office, forçado pela pandemia de COVID-19, não tem sido simples!

Acostumar com as novas rotinas, a divisão com as tarefas de casa, filhos, uma série de reuniões online durante o dia, são as novas capacidades que estamos desenvolvendo. A questão da imagem pessoal também está nessa lista, pois o que temos são muitas dúvidas se devemos nos vestir como se estivéssemos saindo para o trabalho ou não. Pra gente se nortear nesse oceano de novas informações, apresentamos aqui algumas dicas que podem ajudá-los nessa tarefa! Primeiro, o que não podemos perder de vista é que trabalho home office é trabalho. Mesmo que em um contexto menos formal que o das corporações, quando você é funcionário de uma empresa, e se reúne com uma equipe, ou conversa com um cliente é a imagem da empresa que está sendo exposta. Imagine se cada colaborador resolver trabalhar da forma que bem entende, como se tivesse acabado de acordar, e ligado a câmera do computador para suas rotinas? Ficaria bem confuso pra quem interage com esses colaboradores, concordam?

Como adaptar a sua imagem pessoal Em um situação normal você se veste de acordo com suas necessidades, reuniões com a diretoria, ou equipe, ou encontro com clientes. Ou seja uma imagem profissional sua já é conhecida e esperada quando estamos no ambiente virtual. Pra que essa adaptação seja mais tranquila, podemos manter a forma como acostumamos nos arrumar, porém com um pouco menos de formalidade. Dicas para termos uma boa imagem pessoal online 1. Defina quem serão seus interlocutores da agenda do dia: pense em se vestir de acordo com a ocasião que você vai passar, seja em uma entrevista com um novo candidato, ou na reunião mensal de equipe. A preocupação mínima com os detalhes em sua imagem demonstram que você dá importância para aquelas pessoas e rotinas. 2. Ser um pouco menos formal: não estamos falando para que as pessoas façam suas megaproduções matinais, e homens trabalhem de terno completo e mulheres de tailleur. Isso não faz nem muito sentido nesse novo contexto. Lembram do Casual Friday da empresa? Utilize ele como uma referência, pois mesmo que ele tenha ares mais relaxados, nós não saíamos de pijamas para trabalhar às sextas-feiras. 3. Fazer seus cuidados pessoais diários: não vamos deixar os cuidados mais básicos de lado. Arrume os cabelos. Para as mulheres, uma maquiagem discreta e simples pode trazer mais presença e viço. Para os homens, vistam cores que vocês observam que os favoreçam naturalmente. 4. Imprimir seu estilo pessoal nos detalhes: todo mundo tem uma marca de estilo. Uma cor que adora usar, ou um acessório predileto. Use esses pequenos elementos pois eles ajudam a remeter à imagem que as pessoas já tinham de você. Tudo que nos parece familiar, traz mais sensação de conforto. Para os homens, lance mão das suas cores prediletas de camisas! 5. Postura colaborativa: tenha uma postura com aqueles que, assim como você, estão se adaptando às tecnologias de trabalho remoto. Em uma reunião em vídeo é melhor aguardar que seu colega exponha suas opiniões, para que depois de terminada sua fala, você possa fazer suas contribuições. Precisamos levar em conta que às vezes a qualidade das conexões pode trazer ruídos de comunicação.

Entregue-se a essa processo de forma aberta e paciente. Em breve todos nós estaremos dominando uma nova forma de se relacionar no trabalho. Obs: Em muitas situações você poderá ter que participar de vídeo conferências com colegas de trabalho e fornecedores. Tenha em mente que em momentos como este a forma como você estará vestido(a) é muito importante e mais ainda, se for o caso de contato com clientes. Dependendo do caso, a adoção de um uniforme pode se fazer necessário, mesmo que você esteja em casa. Vai depender de qual impressão a empresa deseja passar para seus interlocutores e a frequência com que isto ocorre. Seja como for, isso precisa estar bem alinhado entre empresa e funcionário para que ambos não sejam pegos de surpresa e passem uma imagem negativa para os clientes.

E você? Como tem adaptado seu vestir ao trabalho remoto? Comenta com a gente! Fonte: https://styy.com.br

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo