• Personalite Uniforme

Dicas de atividades e brincadeiras para o dia das crianças

O dia das crianças é comemorado em 12 de outubro todos os anos no Brasil. Essa é uma data aguardada ansiosamente por meninos e meninas, pois alguns adultos costumam oferecer presentes aos pequenos.

Confira 10 atividades e brincadeiras para o dia das crianças


O dia das crianças é comemorado em 12 de outubro todos os anos no Brasil. Essa é uma data aguardada ansiosamente por meninos e meninas, pois alguns adultos costumam oferecer presentes aos pequenos.


Entretanto, pode-se aproveitar a ocasião para realizar também atividades e brincadeiras infantis. Dessa forma, é possível passar um tempo de qualidade com as crianças, estreitando laços, fortalecendo a conexão entre pais e filhos e mesmo entre irmãos, primos e coleguinhas. E tudo isso longe das telas de celulares e tablets!


Por isso, trazemos aqui 10 brincadeiras e atividades que podem ser feitas com as crianças para comemorar esse dia de uma maneira muito divertida.



1. Brinquem de massinha


Que tal reunir a criançada para uma tarde de modelagem?


A brincadeira com massinhas é uma das preferidas das crianças de qualquer idade. Além de exercitar a criatividade, ela proporciona o desenvolvimento da coordenação motora, curiosidade e concentração.



2. Vá ao parquinho com as crianças

Ir ao parque de diversões ou ao parquinho do bairro pode ser uma boa pedida para comemorar o dia das crianças.


O bacana é que nesses ambientes as crianças normalmente se encontram, podendo fazer amizades e brincar juntas, o que é uma ótima forma de desenvolver a comunicação e deixar de lado a timidez.



3. Brinquem de telefone sem fio


Nesse jogo forma-se uma fileira de crianças e uma delas pensa em uma frase, a qual sussurra no ouvido do primeiro da fila. A frase vai sendo sussurrada para os outros colegas, até que todos escutem. Então, ao final, o último participante diz o que foi ouvido e compara-se com a frase inicial.


Esse é um jogo no qual é desenvolvida a habilidade de comunicação, interpretação e atenção. Geralmente a última frase não é a mesma que foi falada no começo e isso diverte os participantes.



4. Reúna as crianças para um jogo de "stop"

O jogo de "stop" é uma ótima brincadeira para ser feita com um grupo de crianças maiores.

Essa atividade baseia-se em criar tabelas, que são preenchidas com palavras iniciando com uma letra previamente combinada. Aquele que terminar primeiro ganha a partida.


Nesse jogo são testados os conhecimentos gerais, a escrita, o raciocínio rápido e a memória.



5. Acampem em meio à natureza

Aproveite o dia das crianças para organizar um acampamento e proporcionar bons momentos em meio à natureza, aumentando o vínculo familiar e afetivo. Também pode ser uma oportunidade para convidar alguns colegas para essa aventura.


Existem diversos campings pelo Brasil e alguns oferecem canoagem, arvorismo, escaladas e outras atividades radicais.



6. Deliciem-se com um gostoso piquenique

Saia da rotina planejando um bom piquenique com os pequenos.


É necessário pensar nos alimentos, pratos, talheres, toalha e guardanapos.


Para deixar a tarde ainda mais animada, leve brinquedos, como bolinhas de sabão e corda para pular. As crianças certamente vão adorar.



7. Façam uma caça ao tesouro

Jogos de caça ao tesouro costumam instigar a curiosidade, o raciocínio estratégico e trabalhar o espírito de equipe.


Você pode elaborar uma brincadeira bem desafiadora e convidar a garotada para descobrir onde está o tesouro.


O "tesouro", no caso, pode ser algo que todos desfrutem juntos, como um baú cheio de brinquedos e doces.



8. Divirtam-se brincando de mímica

Se estiver chovendo no dia das crianças, uma ótima opção de brincadeira para ser feita dentro de casa é o jogo da mímica.


Nesse jogo, um participante deve se comunicar com o restante do grupo através de gestos. Os colegas precisam acertar o que está send