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Entenda a importância de cuidar da sua imagem pessoal no trabalho

Existe uma famosa frase que diz: “a primeira impressão é a que fica” e tenho certeza que você já a ouviu bastante não é mesmo?! Geralmente, quando a utilizamos, estamos querendo nos referir à imagem de alguém, o que ela diz e faz quando chega em algum lugar pela primeira vez.
















Por mais que queiramos acreditar no contrário, este primeiro contato é crucial em quaisquer ambientes pelos quais transitemos, principalmente no que tange ao ambiente profissional, pois, de início, ele determinará a imagem que líderes, gestores e colegas terão de nós.

Por isso é essencial entender a importância de cuidar da imagem pessoal no ambiente de trabalho, para que assim seja possível alcançar resultados extraordinários individuais e coletivamente. 


Veja quais técnicas e ferramentas você pode utilizar para trabalhar cada vez melhor a sua imagem no ambiente de trabalho. 


Por que é importante cuidar da imagem pessoal no trabalho?


A importância de se manter um cuidado com a nossa imagem pessoal está no fato de que ela tem o poder de transmitir às pessoas que nos rodeiam credibilidade e confiança. Com isso, temos a oportunidade de atuar e de mostrar que podemos contribuir, tanto com nossos colegas de trabalho, quanto com a empresa de uma forma geral, para o alcance de resultados extraordinários. 


Assim, quando falamos em imagem pessoal no trabalho, não estamos nos referindo apenas à aparência física ou ao cuidado com a forma de se vestir, mas também com o jeito de ser, com comportamentos, atitudes, ações, com nossos hábitos, postura ética, com os conhecimentos que demonstramos ter, com as nossas habilidades e competências, entre diversos outros pontos, essenciais para que tenhamos uma boa desenvoltura profissional e para que as pessoas ao nosso redor percebam que podem confiar e contar conosco, pois entregaremos o melhor de nós para realizar demandas e ajudar a todos no que for preciso. 


Como foi dito antes, por mais que queiramos acreditar no contrário e que possa parecer superficial, quando nos preocupamos em transmitir boa uma imagem pessoal, principalmente no ambiente de trabalho, mostramos o nosso nível de engajamento e respeito com a empresa para qual prestamos serviço e também com a nossa própria carreira, uma vez que a partir disso, ou seja, de todo esse cuidado, é possível que tenhamos cada vez mais oportunidades em nossa trajetória e que cresçamos, exatamente como é de nosso desejo. 


Dessa maneira, a partir do momento que entendemos o quanto somos observados constantemente, passamos a cuidar cada vez mais e melhor de nós mesmos, tratando-nos como verdadeiras vitrines. 


Cuidando da imagem pessoal no ambiente de trabalho


As pessoas ao nosso redor nos observam e nos julgam a todo momento, sendo este comportamento comum também no ambiente profissional. Sabendo disso, separei aqui algumas dicas, para você se apresentar de maneira adequada e, assim, melhorar ainda mais a sua imagem pessoal.


Aparência


A sua aparência fala por você e é o mais básico dos itens relacionados à imagem pessoal, seja no ambiente de trabalho ou não. Assim, para que você dê atenção a este ponto, primeiramente, é importante que você observe a sua vestimenta.  


Veja se as roupas que você utiliza estão condizentes com seu ambiente de trabalho, sendo que para mulheres é aconselhável evitar as que são justas, curtas, decotadas ou transparentes demais, além de maquiagens e perfumes muito fortes. Já para os homens, por exemplo, é sempre bom manter a barba, o cabelo e as unhas aparadas, tomando sempre cuidado para não vestir roupas excessivamente despojadas, que possam prejudicar a forma como os outros profissionais, bem como os gestores lhe enxergam. 


Prazos e horários


Cuidado com seu horário, uma vez que ele existe para ser cumprido. Evite chegar atrasado e, se acontecer algum imprevisto e você não tiver como chegar na hora combinada, avise às pessoas que estão te esperando, para que assim não pareça que você as desconsidera. Este é também um ponto que diz respeito a prazos. Neste sentido, é fundamental que você procure manter a entrega de tudo que lhe foi designado no tempo certo.


Fazendo isso você demonstra que tem respeito pelos colegas que dependem do que você faz e que tem também comprometimento com a empresa, com seu trabalho e com a sua carreira de uma forma geral, já que ao cumprir com tudo o que lhe designado você consegue partir para novas metas, alcançando, de forma muito mais acelerada, os objetivos empresariais e profissionais que lhe foram propostos.


Postura


As formas de falar e se apresentar diante das pessoas são muito importantes também em todo este processo. Assim, é essencial que você tenha sempre cuidado com o que falar e mantenha o tom de voz adequado, ficando atento a como você se porta ao se sentar, por exemplo, ou quando for apresentar um projeto para seus colegas e superiores.


Outro ponto que diz respeito à postura e que você deve estar sempre atento é com relação à fofocas. Saiba que profissionais que se envolvem em fofocas, seja falando de seus colegas ou falando mal da própria empresa, são mal vistos de uma forma geral por todos, principalmente por gestores, algo que pode minar qualquer oportunidade de crescimento que estes pudessem ter nos negócios. 


Sendo assim, é importante que você evite-as ao máximo, se afastando no momento em que outras pessoas estiverem fofocando e também guardando para si as informações que talvez possam prejudicar outras pessoas. 


Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer que ser discreto nunca é demais e pode te levar cada vez mais longe, tanto em sua carreira quanto em sua vida pessoal. 


Distração


Outro ponto que tem sido considerado de bastante importância no que diz respeito à imagem pessoal é a questão das distrações que nos atrapalham ao longo do nosso expediente de trabalho. Nos dias atuais, principalmente, nossos smartphones não param de ser bombardeados de notificações, que fazem com que fiquemos tentados a conferir de imediato o que as pessoas estão postando nas redes sociais ou o que aquele amigo está dizendo na mensagem que acabou de chegar.  


Para que você não passe a imagem de um profissional irresponsável e sem comprometimento, é importante que você não ceda a estas tentações e que mantenha o foco. Se começar a fazer alguma atividade, termine-a e evite se distrair conferindo a todo momento suas redes sociais, e-mails pessoais, entre outros meios que só servem para tirar a sua atenção do que mais importa naquela hora, que é o seu trabalho. 


Limpeza e higiene


Limpeza e organização dizem muito a respeito de uma pessoa. Se você é daqueles profissionais que sempre estão com diversos papéis espalhados por todos os cantos, que vivem com a mesa empoeirada, que não sabem salvaram o arquivo de um documento importante que estava sob sua responsabilidade, pode ter certeza que por mais você entregue o seu trabalho em dia, você vai continuar passando a imagem de uma pessoa descuidada. 


Diante disso, o que você deve fazer é cuidar, primeiramente, do seu espaço, mantendo a ordem, não o deixe sujo e bagunçado. Outra dica essencial é criar pastas específicas, tanto em seu e-mail, quanto no computador que você, para separar os arquivos que são de sua alçada, pois assim, quando estes materiais forem solicitados por outras áreas ou outros profissionais, você já saberá onde estarão e poderá encaminhar-lhes sem demora. 


Cuide do seu local de trabalho e assim você vai, automaticamente, estar cuidando da sua imagem pessoal em seu ambiente de trabalho.


Comunicação


A forma que você utiliza para que se comunicar com as pessoas ao seu redor também diz muito sobre o profissional que você é. Seja a comunicação verbal ou a não-verbal, dependendo da maneira como você se expressa, tanto com seus colegas, quanto com seus superiores, você pode passar a mensagem de que é um indivíduo totalmente comprometido com o seu trabalho ou de alguém que não se importa tanto com isso e que só espera que o salário caia em dia no final do mês. 


Sendo assim, a minha dica aqui é que você mantenha-se sempre atento ao que diz, à forma como diz as coisas em seu trabalho, como escreve seus e-mails, as mensagens que troca no aplicativo com os outros colaboradores e gestores, ao jeito como se comporta, suas expressões faciais, entre diversos outros pontos, que são cruciais para que as pessoas tenham uma interpretação positiva ou negativa de você. 


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